2

SER Deste Lado do Mundo

O meu primeiro dia de Educadora de Infância deste Lado do Mundo começou, oficialmente no dia 3 de Setembro.
Mas, na verdade, não há dia para se começar...(nem deixar de SER)
Vem de dentro.
É uma questão de pele.
Uma forma de estar na Vida e no Mundo.
Uma forma de SER.
De sentir.
De cuidar.
De guardar.
De amar.
Hoje sei, indubitavelmente, que sim.
.
Desde dia 3 que todos os dias me cuido dos pormenores, dos símbolos, das energias, das Coisas Pequeninas que são tão importantes para mim.
Escolho com o coração o colar, o anel, os brincos, as roupas que visto e que me trazem à memória sorrisos, alegria, festa, amizade e emoções inesquecíveis.
Hoje.
Hoje foi a minha primeira Reunião de Pais Neste Lado do Mundo.
Usei a roupa que vesti no meu aniversário.
37 anos de mim.
.
Fui tão feliz nesse dia.
.
Vesti a roupa e com ela todos os abraços apertados, todas as conversas bonitas, todos os mimos de quem me cuida.
Organizei a sala, já ando nisso desde dia 3, mas hoje apurei-me nos detalhes e nas Coisas Pequeninas.
Pensei no centro da Reunião.
O centro é sempre tão especial.
O centro somos, precisamente, nós.
Um globo que representa os lugares tão diferentes de onde vimos.
Um leque e pauzinhos chineses.
Dois livros de literatura infantil portuguesa:
- Cá em casa somos, de Isabel Minhós Martins
- Obrigado a todos!, de Isabel Martins e Bernardo Carvalho
Ambos do Planeta Tangerina.
Porque o Planeta Tangerina não é só uma editora. 
São todas as histórias que contei em todas as salas que vivi.
São todas as crianças que as escutaram... a sua atenção, a sua curiosidade, o seu interesse e a sua empatia.
Uma taça e uma colher de pau - estou prontíssima para colocar as mãos na massa com o melhor de mim e os ingredientes principais.
Um novelo que nos une.
Folhas brancas para SER livre. 
Canetas coloridas para criar, descobrir e partilhar.
Uma cesta de verga com guardanapos chineses e bolachas portuguesas.  
É esta a nossa combinação. Os nossos Mundos.
Que seja doce.
Infinitamente doce.
Tudo.
Absolutamente tudo pousado sobre um tecido macaense.
Sobre Macau.
O nosso lugar.
Onde ganharemos ASAS para VOAR SEMPRE MAIS ALTO.
.
Hoje foi dia de saudade infinita.
.
E de uma gratidão profunda e arrebatadora.
.
Hoje sei, ainda mais, que não é a língua, a cor da pele, o estatuto social, a cultura, o nível de escolaridade, o país onde nascemos que nos transforma ou altera a essência.
.
A essência de SER Pessoa.
.
Hoje emocionei-me.
Confirmei aquilo que tanto acredito.
.
Posso dar a Volta ao Mundo que a essência é, precisamente, sempre a mesma.
.
Portugal, Moçambique, República Checa, Finlândia, Macau.
.
SER FELIZ. TODOS OS DIAS.
.
Dar asas.
SER asas.
.
E a primeira Reunião de Pais Neste Lado do Mundo levou-me para lá do infinito.
.
Deu-me garra. Pica. Energia positiva. Um desatino interior que me encanta e fascina.
.
Domina-me esta força que nos une.
O bem querer.
A empatia.
A transparência.
O afecto.
A generosidade nas palavras que transportam o coração para fora do peito.
.
Luz.
Calor.
Grupo.
União.
Harmonia.
Paz.
Serenidade.
Confiança.
.
Quanto tempo levamos nós, Pessoas, a desejar, infinitamente, bem ao Outro?
Quanto tempo levamos nós, Pessoas, a sonhar com mil e um projectos para criarmos em comum?
Quanto tempo levamos nós, Pessoas, a SER mais e melhor COM o OUTRO?
.
SER FELIZ TODOS OS DIAS.
.
Começa AMANHÃ o Ano Lectivo.
Meus queridos Dim Sum.
.


Tão mas tão bom o Mundo permitir-me SER(-me) Deste Lado do Mundo.

Nota Mental: 1:42 da manhã - Macau!



2 comments:

Cat disse...

Adoro! Aliás, como sempre! Até dá vontade de te seguir por este mundo fora só para estar fisicamente mais perto, para absorver tanto que tu és e ajudas os outros a ser. Quero saber mais sobre algumas dessas dinâmicas, pode ser?! 💛😘

Bekas C. disse...

E novidades, não há?