0

Amanhã é o teu PRIMEIRO DIA no Jardim de Infância, Filha!!!

Depois de umas fantásticas férias de Verão... amanhã é o teu primeiro dia no Jardim de Infância!!!
Tiveste dois meses inteiros de férias, entre a praia, as ondas, os mergulhos, as conchas, a piscina, os Amigos, a Família e a Casa dos Avós... fizemos tantas coisas, brincámos tanto, passeámos tanto, gozámos tanto, aproveitámos tanto, tudo e até ao fim cada dia!
Amanhã é o teu primeiro dia no Jardim de Infância!!!
E hoje tivemos a primeira reunião geral de Pais na tua escola nova!
Sim!!!
Vais para uma escola nova!!!
Um Mundo novo!
Eu estava super ansiosa por escutar, descobrir e conhecer Coisas Novas!
Pois, claro!!!
Fui o caminho a pensar nos pensamentos e nos sonhos.
Estacionei, cheguei à porta e encontrei um Amigo.
E é tão bom quando o Mundo nos surpreende, aperta e pega ao colo... e sente que era, simplesmente, isso que precisávamos: um sorriso de um Amigo.
Subimos as escadas juntos até lá acima!
Depois, encontro dois braços abertos na minha direcção!
Abracei-a!
Trocámos sorrisos e palavras bonitas.
Os Amigos seguiram juntos e eu escolhi um lugar no meio da sala e fiquei à espera da minha companhia!
Chegou passados 3 minutos.
O teu Pai, claro!!! A minha companhia!
Estávamos a ouvir Sitiados.
Há quanto tempo é que eu não ouvia Sitiados???
Achei engraçado e sorri!
Tantas Famílias a ouvir Sitiados!!!
Gosto, especialmente, daquela parte da canção que fala da "garrafa de Casal Garcia" e, por momentos, veio-me ao pensamento que podíamos estar todos ali a beber garrafas de Casal Garcia bem fresquinhas... que este tempo de derreter está mesmo a pedi-las!
A Reunião começou.
Gosto de reuniões onde não se pede silêncio para começar.
Onde se começa e pronto.
Já tinha aberto o meu Caderno das Reuniões de Pais.
Sim... eu fiz um Caderno para Reuniões de Pais que tem escrito na capa: Caderno das Reuniões de Pais!!!
... que usei desde o teu primeiro dia na Creche e vou usar até às reuniões de Pais do teu 12ºano!!!... Este ou outro Caderno!!!... a avaliar pelo que escrevo! eheheh
Hoje escolhi uma caneta cheia de corações às cores! - foi-me dada por uma CookiFamília.
E, hoje de manhã, quando preparava o Caderno das Reuniões de Pais e escolhia a caneta para escrever - que não se escreve com uma caneta qualquer em situações importantes e HOJE era um acontecimento importante... - escolhi, precisamente, esta... por me fazer lembrar Coisas Muito Boas!
E lá comecei a escrever!

Consigo perceber com rapidez se a reunião me está a envolver quando não consigo escrever à velocidade das coisas que quero registar.
Hoje aconteceu-me.
Rendi-me à diferenciação dos percursos e ao processo de responsabilidade partilhada.
Absolutamente pertinente e esclarecedor.
É mesmo nisto que eu acredito.
É mesmo isto que eu quero para ti, Filha.
Passou-se, depois, às apresentações das Pessoas que são a Escola.
Achei tão bonitos os aplausos das Famílias que já conheciam aquelas Pessoas.
Sei que lhes estavam a agradecer as Coisas Boas.
Uma a uma... todas se levantaram.
E quando ela se levantou... fiquei tão emocionada!!!
Um nó gigante na garganta e uma emoção que ficou nos meus olhos em estado líquido.
Olhei-a de longe e acreditei, profundamente, que aquela Pessoa vai fazer a diferença na tua vida e no Ser Humano que és e vais ser. E nas nossas vidas. As 3.
Depois, levantámo-nos e disseram-nos para irmos até à tua sala.
Eu já sabia em que sala estavas - mas, mesmo assim, fui até lá atrás ler o teu nome escrito.
É encantador procurar o teu nome no meio de uma lista imensa.
Encontrei-te!!!
Tens nomes de Amigos muito diferentes dos que conheces.
Fiquei, ainda mais, radiante.
Gosto dessas misturas. Dessas diferenças, Dessas trocas. Dessas Amizades.
Descemos as escadas e encontrámos a tua sala.
Estava cheia de Famílias sentadas ao redor de uma mesa grande.
Sentámo-nos e preparámo-nos para conhecer os Pais dos teus novos Amigos.
O Pai apresentou a Mãe e eu fiquei surpreendida com as palavras escolhidas, certas, rápidas e explicadas. Com o conteúdo e com a forma simples e detalhada: o teu percurso escolar, a tua faixa etária e as nossas escolhas.
ADOREI.
O nó gigante na minha garganta voltou a aparecer... várias vezes... confesso.
Numa vez até tive de limpar o rosto.
E, enquanto o fazia, pensava: não vou olhar para ninguém, limpo as lágrimas e olho em frente... que devem estar aqui Pessoas que, sei lá eu, o que é que vão pensar disto...!!! O teu Pai incluído!!!
Depois, respirei fundo e continuei atenta.
Ela, que nos explicava de forma tão apaixonada todos os pormenores da Escola, da rotina e do grupo, também lhe vi as lágrimas subir aos olhos mais de duas ou três vezes.
E isso fez com que as minhas quisessem, também, aparecer.
Fico sempre rendida à autenticidade de quem acredita no que faz, de quem vibra com o que faz, de quem se entrega e se dá de coração.
É isso que o Mundo precisa: Pessoas que trabalhem com o coração.
E... suspiro.
As partilhas das Famílias que a conheciam do ano anterior foram muito bonitas.
Gratidão. Falou-se de conquistas, de ajudas, de provas superadas, de desafios, de escolhas... vi-lhes, também, lágrimas de quem conseguiu vencer medos e alcançar sucessos.
Houve um altura em que lhe olhei nos olhos e pensei forte: Aguenta-te!!! Mergulha nessas emoções fortes que o teu coração te faz sentir e acredita que ÉS TU quem vai fazer todos os nossos Filhos Felizes!!!
.
Escrevi nomes, horários e até cuecas!
Sim... eu sei que vamos receber um e-mail com isto tudo escrito...
Mas eu gosto tanto de escrever.
Terminou a reunião entre trocas de folhas, assinaturas e até amanhãs.
Enquanto eu olhava à volta e te imaginava a explorar cada objecto.
Vais ter um animal na sala!!!
Não te vou dizer qual é... amanhã vais descobrir!!!
Sei que vais gostar tanto da biblioteca, da área do faz-de-conta, das tintas, da balança, do computador...
O Pai reparou que existe uma caixa registadora igual à tua.
Vais reconhecer. Temos a certeza.
Li, de relance, a Agenda Semanal e imaginei-te a explicares-me cada momento!!!
Estávamos todos de pé, entre sorrisos tímidos, ansiedades e recados... à espera da nossa vez de nos despedirmos dela.
Abraçei-a com os dois braços.
Apertados.
Agradeci-lhe o momento e a partilha.
Apertei-lhe a mão.
Disse-me que estava ansiosa por te conhecer.
Que frase tão bonita e tão feliz de se escutar sobre uma Filha.
Pensei. 
Senti. 
Guardei.
Disse-lhe que te tinha falado sobre ela e que ias conhecer uma Escola nova.
Sei que Escola é uma coisa importante na tua vida.
Sei que gostas da Escola e que, para ti, Escola são Amigos e Coisas Boas.
Amanhã é o teu primeiro dia no Jardim de Infância!!!
Temos tudo pronto... depois de um jantar ativo com a Tia Andreia e o Tio Bruno, um banho e um prato da tua primeira comida preferida:
- um saco cor-de-rosa com os lençóis bordados pela Avó;
- as tuas mudas de roupa organizadas por partes de cima, partes de baixo e cuecas;
- o chapéu mais querido feito para ti pela Tia Zélia;
- uma bolsinha com um pente cor-de-rosa, cremes perfumados, soro e lenços de papel;
- uma embalagem de toalhitas;
- o teu saco de pano, do teu nascimento, para a tua roupa;
- o Coelho que fizemos para o teu primeiro dia na Creche e que vai contigo amanhã!
(sim... podes depois, também, levar no teu primeiro dia na Faculdade! Se for para a Faculdade que queres ir.)
- um saco dos teus palitinhos preferidos para partilhar com os teus Amigos novos;
- uma mochila com uma garrafa de água!


Amanhã é o teu primeiro dia no Jardim de Infância!!!
Desejo, profundamente, que sejas Feliz neste teu Mundo novo.
Desejo, profundamente, que consigas fazer, todos os dias, alguém Feliz!
Desejo, profundamente, que construas a Pessoa que és e vais ser de uma forma Bonita!
Desejo, profundamente, que o Mundo cuide de ti e te faça feliz todos os dias, meu Amor.
Amanhã é o teu primeiro dia no Jardim de Infância!!!
Desejo, profundamente, que amanhã tudo corra à tua maneira.
Porque essa será sempre a maneira perfeita.
A tua.
Amanhã é o teu primeiro dia no Jardim de Infância!!!
E é dia 8!!!
... é o Mundo a pegar-nos ao colo!!!
Que dia mais bonito para se começar uma história!
33 Meses de Amor OUT!!!
.
És o Amor.
O Amor és TU.

Nota Mental: Aguenta coração... que são 3:09 da manhã e ainda faltam umas horas para começar MESMO o primeiro dia!!!

Nota Mental2: Sim... eu, também, estou ansiosa!!!

0 comments: