0

Sófi, eu já terminei!

A DanceCookie trouxe uvas da sua  DanceCookieAvó para partilhar connosco no snack da manhã!
Por isso, fomos ao refeitório, sentámo-nos ao redor de uma mesa grande, e observámos as uvas que a DanceCookie nos trouxe.
Descobrimos que um cacho de uvas é quando as uvas estão todas juntas e presas num pau das uvas.
E, em seguida, fomos desafiados a passar cachos de uvas por todos nós... de mão em mão!
Um desafio cheio de perícia e manipulação!!!
Depois,  lavámos muito bem todos os cachos de uvas e distribuímos cachos por cada um de nós.
Em seguida, provámos as uvas que a DanceCookieAvó nos ofereceu.
Reservámos um cacho de uvas para realizarmos um desenho à vista.
Assim, colocámos o cacho de uvas sobre um prato e com lápis de carvão e aguarela cada um criou o seu cacho de uvas!
Depois, fomos para a CookiSala procurar em revistas as letras que formam a palavra uva e, sobre as nossas pinturas, escrevemos uva!


Estávamos nós, em pequeno grupo, a procurar em revistas letras para compor a palavra UVA.
E numa saga que não é nada fácil… quando lhe escuto:
- Sófi, eu já terminei!
Olhei para ela e disse-lhe: boa CookiCompetência!!!
Reparei-lhe nas letras – que estavam correctíssimas – e disse-lhe que agora podia colar no seu trabalho onde ela quisesse.
Ela – espertíssima... viu que eu não reparei num PORMAIOR da sua letra “U” e rapidamente me contou: Sabes Sófi, é que eu não encontrava um U e quando olhei para o M pareceu-me mesmo que podia fazer um U com ele. Por isso, recortei-o e fiz um U para mim.
E eu delirei...!!!!
Pois claro que sim...
- empreendedorismo – uma Pessoa que, apesar de não encontrar o que procura, consegue, por si, arranjar solução e resolver o seu problema de forma criativa e única.
- autonomia – fez tudo sozinha sem necessitar de reforço positivo ou da aprovação de ninguém.
- segurança em si própria – destemida transformou a letra M numa letra U na certeza, convicta, de que isso era o caminho certo.
- noção de escrita e apropriação de características das letras – conseguiu aperceber-se que aquela “transformação” era possível, correcta e exequível.
- prática e desembaraçada – com as ferramentas que tinha ao seu alcance estruturou o seu projecto mental.
- auto-estima – teve a capacidade de verbalizar todo o processo porque sabe que fez um excelente trabalho e, efectivamente, merecia receber mérito pelo feito!

Provavelmente… estarão a pensar: mas ela não recortou, simplesmente, um M e o transformou num U?!

Pois, efectivamente sim… e todo o processo MENTAL que está por DETRÁS e DURANTE???



... brutalmente brutal!!!!

I Love My Cookies

0 comments: