0

Na minha primeira vez do OUTRO LADO da Reunião de Pais levei um caderno cor-de-rosa e uma caneta aos corações..

Desde que soube a data da nossa primeira Reunião de Pais... que andava numa ansiedade tremenda para descobrir o sentimento que se tem no coração quando se está do outro lado da Reunião!
Pois bem... no dia 29 de Setembro eu estava preparadíssima para viver esse dia!!!
Assim, saí do CookiMundo a voar... porque se há coisa que me transcende são os atrasos.
Por isso, pelo caminho, liguei ao Pai a perguntar-lhe onde estava e à hora combinada encontrámo-nos à porta da Escola da Filinhaz: 10 minutos antes da hora de início da reunião! Pois, claro!!!
Chegámos à sala da Reunião de Pais e as cadeiras estavam dispostas em meia lua, com um projector ligado onde se podia ver uma fotografia do grupo em roda deitado no chão e tinha escrito: Reunião de Pais!
É hoje!!! É hoje!!! É hoje!!!
Sentámo-nos os dois, lado a lado, pois claro!!!
E a primeira coisa que fizemos foi procurar-te desenfreadamente na fotografia!!!
Encontrámos-te do lado esquerdo, de olhos bem abertos!!!
À sala já tinham chegado alguns Pais e, também, uma Avó.
Rapidamente, chegou a tua Educadora de Infância que cumprimentou, individualmente, todas as Famílias, a Directora Pedagógica que me sorriu e piscou o olho e outras duas Pessoas que, mais tarde, descobri quem eram.
Esperou-se 15 minutos pelos Pais atrasados... (ou não estivéssemos nós em Portugal e as Pessoas atrasadas contam sempre que se espere, pelo menos, 15 minutos por elas... e, por isso, já sabem que uma Reunião que começa às 17h... na verdade só começa lá pelas 17:15!!! Bolas!!!... tanta palavra que sai pela boca fora dos Pais: ai... eles são o mais importante da minha vida! Aí... os meus filhos são tudo para mim!!! E quando é para ir a uma reunião, exclusivamente, sobre o mais importante da tua vida, atrasaste?!!!)
Enquanto esperava observei, atentamente, tudo o que estava à nossa volta - havia, pendurado na parede do meu lado direito, fotografias individuais de todas as crianças com um balão ao lado.
O teu, Filha, era azul.
Pensei para mim: nós vamos fazer uma dinâmica com balões!!!... mas o melhor é estar caladinha... que o teu Pai nem lhe passa pela cabeça o que é possível de acontecer numa Reunião de Pais de Creche e Jardim de Infância!!! (... é que ele passa a vida em reuniões... mas muito menos interessantes e ainda menos ativas!!!)
A Educadora de Infância deu início à Reunião e começámos por escutar o discurso da Directora Pedagógica: breve, sucinto e esclarecedor sobre a Missão e Pedagogia da Escola.
Gostei!!! É nessa forma de Educar que eu acredito e é, precisamente, isso que eu quero para ti, minha Filha!
Gosto quando as Pessoas têm nas palavras aquilo que metem na sua vida. Sei que sim!!!
Em seguida, descobri, finalmente, quem era os outros dois adultos: o teu Professor de Música que se apresentou de forma alegre, animada e muito entusiasmado com o grupo e os seus objetivos... e que provocou alguns sorrisos bem dispostos nos Pais e, em seguida, a tua Professora de Dança Criativa - uma senhora determinada que se vê pela sua forma de estar na Reunião e de mexer as mãos que adora o que faz. Deu uma folha a cada um de nós com os objetivos e uma explicação rápida do seu trabalho - adoro!!! Adoro Pessoas que fundamentam o que fazem e explicam de forma profissional as suas competências!
... e por entre a sua explicação disse-nos: "Assim como a Vitória faz... anda sempre atrás de mim!"!!!
Ui!!!! ... soube-me tão bem escutar o teu nome sem esperar!!!!
Depois, a Educadora de Infância liderou a Reunião e começámos por descobrir o que íamos fazer com aqueles balões!!!
Assim, cada Família foi convidada a ir buscar o balão que estava junto à fotografia do seu Filho, a encher esse balão e a escrever nele 3 características da sua personalidade e 5 sonhos e desejos para concretizar, na Escola, durante este Ano Letivo!
O Pai foi buscar o teu balão e a caneta de acetato, eu enchi o balão e ele começou a escrever:
- Exploradora!
- Persistente!
- Afectiva!
Depois, pensámos os dois no que gostávamos que te acontecesse na Escola durante este Ano Letivo:
- Autonomia na alimentação!
- Desenvolvimento harmonioso!
- Alegria!
- Amizades!
... e acima de tudo - Que sejas FELIZ na Escola!
Depois de todas as Famílias terem escrito nos seus balões... chegou a hora de partilhar!
Pelo meio, alguns balões foram rebentados... o que fez soltar alguns sorrisos nervosos - porque o som de um balão a rebentar assusta sempre quem não está à espera... e quem o rebentou fica sempre com aquele sentimento: caramba!!! isto não era suposto estar a acontecer!!! Ainda por cima quando o conteúdo é tão importante!!! Ups!!!
Em seguida, à medida que a Educadora de Infância foi passando slides com fotografias individuais de cada criança - a Família dessa criança- partilhou com o grupo o que tinha escrito no seu balão!
Sobre ti, Filha - a Mãe leu as tuas características e o Pai leu os nossos desejos!
Depois de todas as partilhas, o teu Pai disse-me... pelo ombro... que, efetivamente, todos acreditamos que os nossos Filhos são muito inteligentes e que nos apresentam os mesmo desafios!
Pois muito bem... características da faixa etária: resistência à alimentação, autonomia progressiva nos momentos de higiene, muitíssima afirmação pessoal e, claro, um Amor imenso!
Em seguida, escutámos os objetivos, características do grupo, organização do tempo e do espaço... e todas essas coisas típicas de uma Reunião de Pais em Creche e Jardim de Infância.
Eu e o teu Pai deparámos-nos a escutar, pois claro, a tua Educadora de Infância... mas ainda mais obcecados à tua procura nas fotografias do Power Point!
Oh valha-se-me a Santa!!!
Eu, que nunca tinha estado do outro lado da Reunião de Pais, prendo a minha atenção nas fotografias, nas crianças que cada uma delas retrata e nas acções nelas contidas... e desprendo-me, quase na totalidade, do que estou a escutar!!!
Ui!!!... é isso que acontece nas Reuniões de Pais???!!!
Ficamos à procura para encontrar o nosso Filho nas fotografias... por mais mínimas que sejam...!!!
Apeteceu-me rir.
Recuei, momentaneamente, a todas as Reuniões de Pais que fiz na vida... e lembrei-me de todos os Power Points que já apresentei. Sorri! (Desde há 3 anos que não uso Power Points!!!)
Terminámos a Reunião de Pais com uma lista razoável de questões práticas a cumprir e que são determinantes para o sucesso do grupo. Sei que sim!
Existem questões práticas de funcionamento de Escola que são, penso eu, universais!
Levantámo-nos e fomos buscar a tua fotografia ao placard!
Depois, demos dois beijinhos à tua Educadora de Infância e agradecemos-lhe a Reunião!
Até à saída troquei, pela primeira vez, algumas palavras com outros Pais da tua sala.
Porque na nossa rotina semanal nunca encontro ninguém!!!
É tão bom partilhar estes momentos em Família e com Famílias!!!
.
... é tão bom ser Mãe. 
É tão, especialmente, bom ser TUA Mãe, Filha!

Na minha primeira vez do OUTRO LADO da Reunião de Pais levei um caderno cor-de-rosa e uma caneta aos corações... e a máquina fotográfica no bolso!!! 
Pois, claro!!!
Para escrever e registar as Coisas Importantes do MAIS Importante da minha Vida.


0 comments: