0

Da noite de Halloween até ao dia do Pão por Deus!

Depois de um dia de Escola chegámos à nossa Alegre Toca prontíssimas para a loucura ASSUSTADORA!!!
E tu SEM MEDOS!!!
Queres é festa, pinturas e saias de tule!!!
De mãos dadas com Amigos a encher a barriga de doces desde a Avenida Guerra Junqueiro até à Avenida de Roma até eu me querer ir embora e tu, debaixo de chuva, a pedir para ficarmos mais um bocadinho!
Já passava da meia noite quando regressámos!!!
Isto é hereditário!!!
Acordámos no dia seguinte, preparámos o saquinho de pano e rumámos ao nosso código postal querido: 2670!!!
Hoje é Dia de Pão por Deus!
... tantas saudades e tantas memórias felizes!
Este é um dia para acordar cedo e juntar os Amigos no jardim!
Saíamos sempre às 9h!!!
Para não ser muito cedo e todos estarem acordados para nos abrir a porta!
Depois, rumávamos pelas ruas sozinhos e eufóricos com tudo o que recebíamos!
Os rebuçados Bola de Neve da Ti Berta do Pinheiro!
A Ti Berta morava numa casinha pequenina à beira de uma curva da estrada.
Encostem-se bem à parede ou entrem meninos, entrem! - dizia-nos ela...
As moedas de 50escudos da Vizinha Celeste!
A casa da Vizinha Celeste tinha um cheiro particular

 - cheirava a D. Celeste!
As nozes e os rebuçados de frutas da D. Virginia!
O tempo que esperávamos à porta da D. Emília para que ela descesse e voltasse a subir as escadas para nos ir buscar o Pão por Deus!
A alegria e o sorriso do Dr. Jaime do Talho... lembro-me que ele ria sempre muito e nos pregava sustos!!!
O sentimento de felicidade de bater à porta de quem nos conhece e espera por nós!
Os rebuçados da Farmácia do Sr. Jaime.
As maçãs do Sr. Horácio da mercearia!
Os chupa-chupas do Café do Orlando!
A nota de 500 escudos para partilhar por todos da querida Ti Dumitília!
As Coisas Boas da minha Tia Alálá que nos dava sempre chocolates e coisas especiais!
As maçãs e as pêras maduras que se emborrachavam contra a textura forte das nozes e enchiam o saquinho de pano de nódoas.
Percorríamos as ruas do Pinheiro até Guerreiros, depois até Palhais, passávamos pelo Barro e terminávamos sempre na

horta do meu Tio Manel!
A horta do meu Tio Manel tinha sempre nozes.
Nozes, o sorriso da minha Tia Maria que quando lá chegávamos estava sempre de volta do almoço, que as Pessoas que trabalham na horta acordam cedo e almoçam cedo, e os beijinhos do meu Tio Manel!
O meu Tio Manel gostava de nos encher o saco do Pão por Deus!
Agarrava em punhados de nozes e metia-os para dentro do saco.
.
Hoje o meu Tio Manel enche-me o Saco do Pão por Deus de memórias felizes da Família que somos e das saudades infinitas de o ter perto.
Hoje o meu Tio Manel já não está na horta mas a horta será sempre a horta do
Tio Manel.

.
Nesta manhã voltámos a cumprir a tradição: terminámos a nossa volta do Pão por Deus na sua horta.
Fui à grade das nozes e peguei num punhado delas.
Senti umas saudades tão fortes e tão bonitas.
Sim, Filha.
São as Coisas Simples que vivemos em Família que ficam para sempre no nosso coração.
Por isso, peguei naquelas nozes e coloquei-as no teu saquinho.
Depois, chegou o Primo Zé Manel que para além da linda horta do Pai herdou, também, os seus gestos, o seu coração doce, a sua atenção e cuidado com os Outros.
E perguntou-nos:
Então, vieram cá?
Já me tinha lembrado que eram capazes de aparecer por cá, hoje!

Depois, levou-nos pela horta fora até à romanzeira e apanhou-te romãs!
Mostrou-te a cor dos bagos e encheu-te o saquinho de romãs!
Acho que ele não sabe... mas ele foi o presente mais bonito do nosso Pão por Deus!
Brincámos com os gatinhos da horta e
 fomos almoçar a casa da Tia Nat e do Tio Pedro!

Halloween
Pão por Deus
Depois, levaste rebuçados Bola de Neve e um pacote de Pintarolas da Tia Fernanda 
e romãs do Primo Zé Manel para
 partilhares com os teus Amigos da Escola!
.Um final bonito deste nosso dia de Pão por Deus!
.
És o Amor.
O Amor és TU.





0 comments: