2

Estava a ver se conseguia... mas não me esqueci de ti, Cara de PUM! (... ou devia mesmo escrever Cara de Peido!)

Já faz umas semanas quando fomos os três à Fnac do Centro Comercial Vasco da Gama para comprar uma nova máquina fotográfica para mim.
É que o nosso Priminho Super Querido, que lá trabalha, tem lá um Amigo Super Prestável, por sinal, que me ia explicar tudo o que eu precisava... e mais umas coisinhas... para adquirir o meu novo brinquedo!!!
Por isso, esperei o tempo necessário para ser atendida por ele!!! Pois, claro!!!
Felizmente, a Vitória estava a dormir...e a segurança de todo o conteúdo da Fnac estava, até ao momento, controlada!!!
Ainda esperámos uma boa meia hora pelo atendimento personalizado...
E, enquanto nos passeávamos pelo corredor dos electrodomésticos, assistimos a um filme de terror... dos maus, dos mais feios e dos mais horríveis a que alguma vez assisti na minha vida... que deixam pesadelos dentro de nós:
Estávamos nós no corredor dos electrodomésticos quando, no meio do corredor aparece um Pai com duas crianças que gritava, para quem o quisesse ouvir, para o Filho mais velho - que não teria mais de 6 anos de idade: Mas tu não sabes tomar conta dela?! Mas onde é que vocês estavam??? Hã???? O que é que estavam a fazer??? Onde é que estavam metidos????
Dela - estava o homem a referir-se à criança de 3 ou 4 anos de idade que estava ao lado do irmão.
Responde-lhe o Filho, com a cara a transbordar de tristeza, olhos brilhantes de quem prende o choro e uma vergonha profunda de quem sabe que está a ser observado por todas as Pessoas que estão perto: Pai, nós estávamos a ver a PlayStation Vita e ela começou a correr...
(Como eu me passo com estas Pessoas que têm Filhos uns a seguir aos outros e incumbem o Filho mais velho de cuidar do Filho mais novo!!! Ainda por cima com uma diferença tão pequenina de idades!!! Mas o Filho mais velho tem de ter essa responsabilidade?! Quem é o Pai?! Quem é o responsável?! Humpf!!!)
O Pai, de imediato, foca a sua raiva e fúria na Menina... que, entretanto, deixava escorrer as lágrimas pelo seu rosto e diz-lhe num tom de voz ainda mais arrogante e violento: E tu??? Hã???? E tu??? Tu não me olhes com essa cara de cú.
.
Depois de gritar estas palavras horrorosas virou-se para a frente e seguiu, em passo largo, para a escada rolante de acesso ao andar de cima... enquanto os seus dois Filhos caminhavam, de olhos no chão, atrás de si.
.
O quê??????????
Um Pai chamou CARA DE CÚ a uma Filha?!
Um Pai chamou CARA DE CÚ a uma Filha de 3 ou 4 anos de idade???
Bolas, pá!!!!
Como é que eu não reagi????
Como???
Como é que ninguém lhe disse nada???
Como é que ninguém defendeu aqueles Meninos????
Como????
Confesso que fiquei paralisada.
Paralisada não. Eu fiquei PARVA!!!
Eu não consegui absorver as palavras que escutei, o pensamento que tive e transformá-las em emoção.
Fiquei, profundamente, chocada: com a voz, com a expressão corporal e, principalmente, com as palavras miseráveis e sujas.
Se isto se passa num local público... o que se passará quando estão em casa, à porta fechada e sem a presença de estranhos?!
Que MEDO.
Que HORROR.
Que falta de... Amor.
.
Sim, ó CARA DE PEIDO... nunca me vou esquecer do que lhes fizeste e do que lhes disseste.
Provavelmente, nem eu... nem, infelizmente, eles.

Nota Mental: Que o Mundo vos consiga proteger... e encher-vos de sorrisos.**

2 comments:

Cat disse...

Nem sei o que dizer!
Há dias, também assisti a uma cena muito má no centro comercial. Eu só vejo um homem a aproximar-se de um rapaz de 5/6 anos aos gritos, depois pegou nele e abanou-o, continuando aos gritos. Eu parei de andar e até me comecei a aproximar do senhor. Todas as restantes pessoas fingiam não assistir a toda aquela cena. O Carlos perguntou-me o que se passava e achou que era o miúdo a fazer birra por não querer sair daqueles carrinhos que abanam depois de inserires uma moeda. Mas para mim aquilo até podia ser um rapto. A maneira como o miúdo gritava até parecia que não conhecia quem o estava a agarrar. Mas obviamente que um raptor não iria fazer toda aquela cena, acho eu. As coisas lá acalmaram e cada um seguiu o seu caminho. Também fiquei frustrada comigo porque não devia ter esperado para ver se as coisas acalmavam. Deveria ter-me metido, deveria ter feito algo.. Não podemos assistir a agressões (verbais, físicas, psicológicas) e olhar para o outro lado.

teka disse...

Isso e horrivel. Quando estava a procurar vestidos de noiva com a minha sobrinha, na Av Roma tb assisti a uma cena que me deixou siderada. Ouvi uma "senhora" a gritar com alguem de forma agressiva para um "voce" qualquer. Pensei que precisasse de ajuda e pensei se devia atravessar o parque de estacionamento e a rua. Nao via com quem ela discutia e pensei telemovel. So entao vi aquela coisita pequenina ao pe dela, escondida por detras dos carros estacionados. Ela estava a gritar com um menino que teria 3-5 anos. A dizer-lhe que se ia embora e nao gostava dele. Fiquei tao chocada, mas do que com as palavras com o azedume com que eram expressas, a rispidez. Como aqule coracaozinho devia estar apertado...