0

Sei que o Mundo é um lugar melhor, também, por vossa causa!

Gosto de lhes falar sobre o Mundo real, autêntico, verdadeiro e sobre as vidas e histórias que existem para além da nossa. Gosto.
À 5ªfeira de manhã gosto de lhes contar pedacinhos da minha noite de Volta: tenho cuidado nas palavras mas não me assusta falar-lhes de Pessoas. 
Pessoas. 
É, precisamente, isso que lhes quero mostrar... que, independentemente do sítio onde dormem, dos banhos que não tomam, do cheiro perfumado que não lhes sentimos, da fome que sentem, da tristeza que transportam no olhar, na mágoa e revolta nas palavras, que... independentemente de tudo: São PESSOAS.
Na 5ªfeira passada contei-lhe que, na Volta, em vez de leite tínhamos dado às Pessoas Sem-Abrigo iogurtes... e que apesar de todos acharmos que o iogurte é uma coisa boa e de todos gostarmos de comer iogurtes... houve uma coisa que me deixou a pensar.
Expliquei-lhes que quem mora na rua não tem um armário onde guarda talheres e que, por isso, quando lhes demos os iogurtes tiveram de os comer com os dedos ou fazer um buraquinho na tampa e espremer os iogurtes para dentro da boca.
Conversámos sobre isso...
Porque acredito que são as situações que temos em comum, são as experiências de vida que nos estão próximas... que nos torna, ainda, mais humanos, solidários e empáticos com o Mundo.
Falei-lhes, também, do frio que estava naquela noite deste Fevereiro tão rigoroso e de roupas e cobertores.
E a nossa conversa perdeu-se em perguntas, soluções e ideias...
Porque é, também, isso que lhes fomento: tornar o Mundo melhor!!! Como????
.
6ªfeira de manhã as lágrimas chegaram-me aos olhos.
Sei que o Mundo é um lugar melhor, também, por vossa causa! 
.
O meu CookiTsunami trouxe-me, dentro de um saco, uma embalagem com 50 colheres de plástico!!!
Perguntei-lhe: mas como é que te lembras-te?! Mas tinhas colheres em casa?! Como conseguiste?!
Diz-me: Oh Sófi!!! Foi fácil, pedi à minha Mãe e contei-lhe tudo! Levas para quando tiveres iogurtes para dar, pode ser?!
Prometido!!!!!!
Enquanto a minha FashionCookie arrastava um saco enorme e lá de dentro tirava boxers, meias, a camisola do Tio e uma manta dos Avós.
E eu agradeçi-lhe, profundamente, e prometi-lhe que aquela noite ia ser mais quentinha para algúem...
.
Já a Vitória tinha jantado e estava pronta para ir dormir quando saí da nossa Alegre Toca com uma Missão: entregar o saco enorme.
Sabia tão bem a quem o entregar. Cheguei rápido. Por entre as palavras contei-lhe a história que estava dentro daquele saco gigante.
Ele sorriu.
E eu despedi-me:
Boa noite, Sr. João.

0 comments: