2

Milk for her!!!

Amamentar
É daqueles verbos que sempre quis muito conjugar!!! 
E hoje... conjugo-o quase 24horas por dia!!!
Yeahhhhhhhhh!!!!
E nem sonhava eu o quanto amamentar ia ser ainda mais positivo, fantástico e extraordinário!!!
Amamentar é brutalmente brutal!!!
É pois!!!
A primeira vez que amamentei a minha filha durou 1 hora!
E, ao que parece, desde aí temos batido, verdadeiros e autênticos, records pessoais!!!
Diurnos e Noturnos!
Desde há 54 dias que ando, literalmente, com as minhas mamas de fora!
("Mamas" não era uma palavra que me encantasse, aliás... "mamas" até nem era uma palavra muito bonita para mim! Dizia sempre "peito"! "Peito" parecia-me uma palavra extremamente mais elegante e delicada do que "mamas"! Mas desde o dia 8.12.2013 que "mamas" me soa tão, perfeitamente, bem!... e "peito" só me faz lembrar a minha parte preferida do frango!)
Nunca fiz topless em praias cheias de gente, nem rodeada de Amigos... mas hoje posso dizer que quase todos os meus Amigos já me viram as mamas!
Alguns mais tímidos no princípio. Outros com um ar, aparentemente, mais natural.
A verdade, é que é quase impossível alguém estar connosco e não me ver as mamas!!!
Amamentar é, para mim, um ato social!
Amamentar é a refeição da minha filha!
Eu que gosto tanto de almoços, jantares e lanches cheios de conversas e entre Amigos... porque motivo ia agora querer que a minha filha comesse sozinha, isolada e excluída num quarto?!
Amamentar a minha filha fechada numa divisão da casa ou colocar-lhe uma fralda de pano por cima da sua cara e sobre as minhas mamas foram situações que nunca equacionei fazer!
Credo!!! Que claustrofobia!
A minha filha mama quando quer e onde quer!
Não temos horários, nem registos das mamadas, nem horas marcadas!
Ela é livre!
Quando quer... mama!
Curiosamente, começa a gostar de mamar nos "supostos" horários de refeição!
Isto é, quando eu estou a tomar o pequeno-almoço, quando eu estou a almoçar e quando eu estou a jantar - ela quer mamar!
Por isso, mama!
Com a ajuda dela ando a apurar-me em conseguir alimentar-me só com uma mão e já descobri imensos talentos: consigo comer um prato de arroz sem deixar um único bago no prato!
Incrivelmente, comecei a comer, novamente, alimentos sólidos com colher e estou, ainda, mais treinada na arte de comer com pauzinhos!
Mil Obrigadas filha porque a Mãe já se tinha esquecido como é bom comer um belo bife ou um arroz de lingueirão com colher!
Ahhh!!! Tenho, pois claro, de referir outras vantagens de amamentar durante os momentos da minha refeição: tenho sempre quem me tire as espinhas e a pele do peixe e quem me corte a carne!!! Ah pois é!!!
E não... o que eu estou a comer não vai diretamente para o leite!!!
Ela não come o mesmo que eu ao mesmo tempo que eu... ainda que às vezes me apetecesse tanto mas tanto partilhar com ela uma bola de Berlim cheia de creme!!!
A minha filha tem alturas que mama uma hora... outras em que passa das três horas!
E já teve dias em que cheguei a temer que 24 horas não lhe chegassem para mamar tudo o que desejava!
E, claro, já nos habituámos aos comentários dos inúmeros "espertíssimos e conceituadíssimos pediatras" que temos conhecido, ultimamente, nos lugares que frequentamos que nos dizem com uma voz de pânico, medo e horror:
veja lá se ela não está a fazer da sua mama uma chucha?
Como se isso fosse um crime punível por lei ou como se estivéssemos a conspirar um atentado bombista!!!
Epá!!!
A minha filha faz da minha mama uma chucha se ela quiser!!!
Pode ser?!
A filha é minha!
As mamas são minhas!
Boa?!
Hum... no tempo em que ainda não se tinha inventado a chucha, nem nenhuma espécie de pano embebido em mel ou em qualquer outra coisa... os bebés podiam estar nas mamas da sua Mãe durante o tempo que quisessem, certo?
Então quero ser assim! Desse tempo!!! Do tempo que eles quisessem!
A minha filha não usa chucha e nunca mamou numa tetina de plástico.
Não usamos biberão.
Até agora, ela só conhece: mamas!
Amamentar é, também, para mim... disponibilidade.
Eu estou 100% disponível para a minha filha!
De dia e de noite!
É, para isso, que tenho uma licença de Maternidade.
24 horas seguidas e ininterruptas para a minha filha!
À noite a minha filha mama 1, 2 ou 3 horas!
Amamento sentada, em pé e deitada.
Amamento com a almofada de amamentação.
Amamento com a minha filha no pano.
Amamento na rua.
Amamento à beira mar.
Amamento à beira rio.
Amamento no carro.
Amamento no barco.
Amamento a caminhar.
Amamento a dançar.
Amamento em cima da cama.
Amamento sentada no sofá.
Amamento sentada de pernas à chinês.
Amamento.
Amamento a vida que nos une.
Amamento o Amor que nos cresce desmedido, descontrolado e desvairado.
Amamento o que nos aperta e une forte uma à outra.
Amamento aquilo que juntas construímos durante
 40 semanas e 5 dias.
Amamento.
 
 

2 comments:

Cat disse...

Percebo a naturalidade da coisa, mas confesso que sou uma envergonhada do pior que há! Tenho falado com outras amigas que tiveram os seus bebés em 2013 (foram tantas, meu Deus!!) e cada uma conta uma experiência diferente.
A tua história é linda!

Aprendo tanto contigo! Até nas coisas mais "simples" e naturais!

Sílvia disse...

Eu tinha mil e um complexos e devo tê-los deixado na porta da maternidade porque desde que ela nasceu deixei de os ter e nem me lembrei que um dia tinham existido... fiz como tu, a Maria sempre mamou quando quis e também comi muitas vezes só com uma mão :D mas ser mãe é isso mesmo :D é ter os olhos postos no infinito e o coração no amor que nos une!!! beijinho grande (adoro as tuas publicações)