9

Nossa querida Maternidade Dr. Alfredo da Costa!

 
Olá minha querida Maternidade Dr. Alfredo da Costa,
Que saudades tuas!!!
Passaram-se, precisamente, 40 dias desde que nos conhecemos!
Foi em ti que vivi o momento mais feliz e especial da minha vida e é, por isso mesmo, que te estou a escrever!
Claro que sim!!!
Gostava que soubesses que pensei muito no lugar onde gostava que a nossa filha nascesse.
Para mim, tinha de ser um lugar cheio de Pessoas, com muita companhia, com profissionais em quem confiasse, com salas cheias de gente!... um lugar humanizado, cheio de vida, de relações humanas, de afeto e de Mundo!
É disso que gosto. É isso que me encanta! É, também, isso que gostava que existisse no lugar onde vi a minha filha pela primeira vez!
Escutei muitos relatos de partos, tive os mais variados testemunhos de experiências de nascimentos que aconteceram em tantos hospitais de Lisboa. Públicos e privados. Uns mais felizes que outros. Uns mais Humanos que outros. Uns mais emotivos que outros.
Mas foi em ti que escolhemos que a nossa filha nascesse!
E confesso-te que de cada vez que eu dizia que íamos ter a nossa filha na Maternidade Dr. Alfredo da Costa senti, tantas vezes, um olhar desaprovador e desconfiado... e tantas vezes escutei que no quarto podia ser uma imensa confusão de Pessoas nos horários de visita, que não ia ter sossego, que as Pessoas falavam muito e muito alto, que isto e que aquilo...
Mal sabiam as vozes que partilhavam estes aparentes dramas comigo... o quanto eu desejava que isso nos acontecesse!
Não tivemos os luxos de tantos outros hospitais, não tivemos um sofá para o Pai dormir ao nosso lado, não tivemos visitas durante 24horas, não tivemos... e tivemos tantas coisas boas, fundamentais, bonitas e inesquecíveis!!!
Depois de ter ficado apaixonada por ti na visita que te fizemos ainda grávidos,... rendi-me, por completo e absoluto, às Pessoas que aí trabalham quando começámos as nossas contrações!
Sei que é esperado que todos os profissionais sejam competentes, numa Maternidade ou em qualquer outro hospital onde aconteçam partos, que esses mesmos profissionais sejam Pessoas particularmente simpáticas, doces, meigas e queridas connosco: Mães, Pais e Filhos!
Mas, o que vivemos nos 4 dias que passámos contigo transbordou-me de felicidade e ultrapassou tudo o que podia ter desejado que nos acontecesse neste momento tão especial das nossas vidas.
Sim!
Porque, para mim, o nome das Pessoas é importante!
Foram elas. Aquelas. Precisamente estas quem fez a diferença nas nossas vidas e marcaram com sorrisos, segurança, carinho, atenção e cumplicidade os 4 dias que vivemos contigo!
Quero dizer-te o quão importantes foram para mim as palavras seguras, tranquilizantes e tão explicativas da Médica Anestesista Filomena Gonçalves... aquela mão que ela me colocou no ombro mesmo antes da minha filha nascer... sinto-a até hoje! O seu olhar meigo encontrou o meu medo e assim ficámos... até às 8 e 8  do dia 8 de Dezembro.
A imensa ternura, a extrema atenção e o cuidado tão aconchegante da Enfermeira Joana que nos levou para a sala de recobro e que passou connosco as nossas duas primeiras horas de vida juntas foi fantástico. 
Foi ela que me tranquilizou a dor e acalmou a ansiedade.
Foi ela que colocou a minha filha sobre mim pela primeira vez.
Foi ela que ficou a conversar comigo sobre coisas boas e bonitas!
Foi, na sua companhia, que amamentei a minha filha pela primeira vez... durante uma hora!!!
A Enfermeira Luísa Menezes, uma mulher cheia de garra e de experiência, cheia de vida e de convicção! 
Foram as suas palavras seguras e determinadas e o seu olhar cabo verdiano decidido que me deram garra e energia para me levantar pela primeira vez depois do parto. Passos lentos, muito pequeninos, misturaram-se com lágrimas e muita emoção... Foi nela que confiei. Foi ela que me fez acreditar e caminhar.
Juntas conseguimos ultrapassar as dores que senti e... juntas sorrimos...
Foi ela que deu o primeiro banho à minha filha.
A Enfermeira Marisa Videira, a Enfermeira Graça Lima e a Enfermeira Sara Mourão foram absolutamente incríveis, fantásticas e encantadoras connosco!
Fizeram-nos sentir únicas... quando sabíamos que tantas outras Mães e Filhos estavam na Maternidade!
Sempre calmas e atentas, disponíveis e meigas.
As conversas que tivemos, os desabafos, as partilhas, a troca de olhares, a calma e o conforto que nos deram...
O tempo e o colo!
Sentimo-nos, verdadeiramente, ao vosso colo!
A atenção, o cuidado... as palavras certíssimas capazes de chegar dentro do coração!
Sinto-me, profundamente, privilegiada por vos termos conhecido.
A Pediatra Mónica Batista foi, também, uma Pessoa tão importante para nós. Com uma empatia extraordinária, uma calma fantástica e simpatia imensa tranquilizou-nos as ansiedades e acompanhou-nos até ao peso certo!... com tantas gramas de sorrisos e beijinhos!
Foram vocês que nos deixaram encantadas e rendidas a ti, querida Maternidade Dr. Alfredo da Costa!!!... e ao serviço público de saúde!
Competência, profissionalismo, atitude positiva, simpatia, alegria contagiante, segurança, confiança e empatia foram, simplesmente, algumas das tantas coisas bonitas e tão boas que encontrámos em ti.
Hoje sei que tu, Maternidade Dr. Alfredo da Costa, és o melhor lugar que podíamos ter escolhido para o nascimento da nossa filha!
Nos primeiros dias de vida, tivemos o imenso privilégio de morar num quarto cheio de Pessoas, num quarto cheio de Mundo!!!
... tal como eu tanto desejei que acontecesse!
A minha filha e eu conhecemos Mães tão diferentes de nós... e tão especiais!
Recordo com tantas saudades dentro do meu coração dos momentos que vivi com estas Mães e com os seus Filhos!
As conversas, as ansiedades, as dúvidas, as refeições, as noites acordadas, as experiências, as ajudas, os números, os pesos, as medidas, as pomadas que partilhámos...
No mesmo quarto morámos com duas Mães Chinesas, duas Mães Portuguesas, uma Mãe Angolana, uma Mãe Cabo Verdiana, uma Mãe da Guiné Conacri... e nós!
Delirei com o tanto que descobrimos e o tanto que aprendemos.
Hoje sabemos como fazem as Mães Chinesas quando nascem os seus filhos!
Hoje sabemos o quão carinhosas e disponíveis são as Mães da Guiné Conacri.
Hoje conhecemos a coragem das Mães Angolanas.
Hoje descobrimos o desembaraço das Mães Cabo Verdianas.
Hoje somos mais do que vizinhas de camas e companheiras de quarto!
Hoje fazem parte da nossa história!
Hoje és parte da nossa história!
Por tudo isto, minha querida Maternidade Dr. Alfredo da Costa gostava de te dizer, simplesmente, mil obrigadas pelo TUDO e pelo TANTO que nos deste!
Foram 4 dias humanamente inesquecíveis e profundamente intensos, emotivos e fantásticos... que guardamos no nosso coração para sempre.
Sempre!!!
Hoje, a tua causa é, também, nossa!!!
Hoje defendemos-te mais e queremos-te aberta para sempre!
Nossa querida Maternidade Dr. Alfredo da Costa! 
 

9 comments:

Anónimo disse...

Querida Sophie! Concordo 100% com as suas palavras! Foi na MAC que nasceram a Maria e a sua ex-aluna Carolina. A MAC pode não ser um hotel 5 estrelas como no privado, mas é um hotel 6 estrelas para os nossos bebés! Beijo grande Mónica

Anónimo disse...

Querida Sofia! Sim, querida! Só me posso dirigir a si desta forma porque de facto é uma querida, uma pessoa fantástica que só consegue percepcionar toda essa beleza da sua passagem pela Mac porque a verdadeira beleza está dentro de si. Afinal não existe verdade absoluta, mas apenas a nossa verdade e esta é a sua... o relato através de palavras tão bonitas, delicadas, amorosas só pode ser feito por uma pessoa sensível, delicada, generosa, meiga... enfim uma pessoa incrivelmente doce. Agradeço as suas palavras, a sua generosidade, o alento que nos dá ao elogiar o nosso trabalho.. que ultrapassa o exercer de funções laborais pois trata-se de uma forma de estar na vida, de nos relacionarmos com as pessoas e com o mundo e particularmente com pessoas tão especiais como você... MUITO OBRIGADA pelo reconhecimento, pela ternura e pelos momentos partilhados. Os meus sinceros votos de Muitas Felicidades para si, para a sua VITÓRIA e restante família.
Beijinhos grandes MarisaV

Anónimo disse...

Esta lindo,sem duvida!!!!Mas na Mac e por os srviços por onde passou existe mais categorias profissionais que acredito fizeram o seu melhor para a ajudar neste momento tao especial,e em momento algum foram aqui mencionada!!!!Um bem haja para si e muito obrigada pelas suas palavras de apreço a MAC!!!

Anónimo disse...

Fiquei com o coração cheio de alegria ao ler as suas palavras.
Obrigada Sofia!
O seu coração é gigante.
Num tempo em que tudo é incerto, em que tudo parece fugaz, as suas palavras aqueceme embalam os nossos corações profissionais. Obrigada pelo seu reconhecimento. Desejo-vos doces momentos

Anónimo disse...

e muitas alegrias partilhadas!
GLima

vmfs disse...

Brilhante e verdadeiro. Parabéns pela dissertação que nos deste da realidade da Maternidade Dr. Alfredo da Costa, um lugar incomum no que diz respeito à saúde e à forma como acolhem os recém nascidos e as respetivas Mães. Parabéns à Maternidade pois foi lá que nasceu também a minha mais querida do Mundo, a Beatriz. Beijinhos e abraços para todos Vós.Felicidades

Raiz da Lua disse...

Simplesmente Namastè

Raiz da Lua disse...

Simplesmente Namastè

RV disse...

Olá, como posso enviar um mail para si?

Obrigado

Rui Vieira