0

Queremo-los livres, soltos e disponíveis.

Hoje começámos o nosso dia… a pedir, por favor, aos SmartiPais, SmartiMães e SmartiAvó que nos vieram trazer à SmartiEscola se podiam levar até ao SmartiRecreio uma cadeira e a dois SmartiPais pedimos-lhes, ainda, que levassem, por favor, 2 mesas!!!
Alguns mais admirados, outros mais rápidos, alguns pensativos, outros cheios de pressa… todos responderam positivamente ao nosso pedido!!!
Mil Obrigadas a todos os que fizeram da Missão Transportar Cadeiras e Mesas Até Ao SmartiRecreio – um sucesso!!!
Assim, escolhemos um lugar solarengo – que hoje o tempo convidou a trabalhar ao ar-livre e a aproveitar ao máximo as energias positivas deste sol, deste céu e desta Primavera – e organizámos as mesas e as cadeiras, que as nossas SmartiFamílias tão gentilmente transportaram até ao SmartiRecreio!
Em seguida, sentámo-nos ao seu redor e distribuímos, por cada um de nós, tigelas amarelas!
Depois, pegámos num balde de plástico e, com a mangueira, enchemo-lo com água.
Posteriormente, colocámos dentro de cada prato amarelo uma porção de farinha Maizena à qual adicionámos pouca quantidade de água.
Preparada a mistura… metemos, literalmente, mãos à obra!
Assim, explorámos as especificidades, características e propriedades muitíssimo peculiares, especiais e únicas desta mistura simples e 100% segura para a manipulação e exploração realizada por crianças.
Numa primeira abordagem, houve quem limitasse o seu contato, com esta espécie de massa, à ponta dos seus dedos e que estivesse, por momentos, em profunda, atenta e séria observação daquele “pó branco” que estava à sua frente.
Comportamentos e atitudes muitíssimo esperados e reveladores de quem contata, pela primeira vez, com uma textura totalmente diferente e cujas experiências sensoriais são, definitivamente, ímpares e inigualáveis.
Depois, através da motivação positiva e do envolvimento do adulto, sem barreiras, com a massa – a vontade, o entusiasmo e a segurança para explorar desenvolveram-se exponencialmente.
Partiram da exploração com a ponta dos dedos… e deixaram que a massa percorre-se os seus braços, sentiram a sua suavidade no rosto, chapinharam com diferentes cadências sobre a tigela e maravilharam-se com o efeito/consequência desse movimento corporal – ciência, também, é isto!, observaram, atentamente, os salpicos que se dispersavam e uniam sobre a mesa…
Houve quem partilhasse, autonomamente, o conteúdo da sua tigela com quem já a tinha despejado…! Brutalmente brutal!!!!
Houve quem ficasse rendido aos longos, viscosos e escorregadios fios possíveis de produzir com esta mistura…
Houve quem observasse os sorrisos e as gargalhadas e reproduzisse os movimentos dos seus “autores”… como quem quer, também, sentir a mesma sensação positiva e feliz…
Houve quem explorasse a mistura dos cabelos até ao chão…
Houve quem conversasse com a massa e partilhasse descobertas interessantíssimas…
Houve quem se desprendesse da sua tigela e se envolvesse a trabalhar sobre a mesa repleta de massa…
Houve quem oferecesse a sua tigela e quem trabalhasse com 3 ou 4!
Muitas foram os Smarties que provaram esta mistura e cujo sabor lhes agradou – é, também por isso, que em faixas etárias tão novas é, extremamente, importante trabalharmos com materiais totalmente passíveis de serem explorados a 100% e sem qualquer limitação/barreira/impedimento – pois sabemos que, nesta fase de desenvolvimento, o Mundo é conhecido (reconhecido) e explorado através dos 5 sentidos! Por isso, queremo-los livres, soltos e disponíveis para o seu pleno desenvolvimento e aprendizagem.
Depois de todas as possíveis e INIMAGINÁVEIS explorações (ups!!!)… não limpámos a mesa, não arrumámos as cadeiras… nem sequer cuidámos das tigelas…!!!!
Resolvemos convidar os nossos SmartiBIGAmigos, de outra sala, a desfrutarem do que nos fez tão felizes!!!
Assim, lançámos-lhes o desafio – que foi, audivelmente, aceite!!!
No final, lavámos muito bem as nossas mãos e os nossos rostos e sentámo-nos no quadrado colorido do SmartiRecreio a tomar o nosso snack da manhã.
Os nossos SmartiBIGAmigos transportaram, simpaticamente, as nossas mesas e as nossas cadeiras até à nossa SmartiSala!!!
Mil obrigadas pela vossa fantástica e simpatica ajuda!!!
 
 Queremo-los livres, soltos, disponíveis
... e, verdadeira, simples  e AUTENTICAMENTE... 
FELIZES!
Nota Mental: Consomem-me a alma e o corpo todo aquelas pseudo-micro experiências com a ponta das unhas, amarrados em batas de plástico, com o tempo contado e limitado... que se dizem libertadoras e fundamentais para o desenvolvimento e que tanto lhes castram a liberdade... os movimentos... a alma e o corpo todo.
 
Nota Mental2: É impressão minha ou de há uns tempos para cá tenho-me sentido mais leve???
Bolas!!! Que isto limpa-me as agonias e vaza-me os desesperos.
Santa Escrita... abençoada sejas!

0 comments: