5

Saber corrigir… faz o Mundo Sorrir!

Conversámos sobre “as desculpas”!
Sobre a importância de reconhecermos os nossos “erros”, de sabermos que, por vezes, não fazemos as coisas da melhor forma, de percebermos que existem algumas coisas que fazemos que deixam os outros ficar muito tristes…
Conversámos sobre a importância de “pedir desculpa” e de ser “desculpado”.
Apercebemo-nos que, muitas vezes, pedimos desculpa e, só por isso, pensamos que a “tontice” que fizemos fica “resolvida”.
Mas, às vezes, precisamos de mudar. Pedir desculpa é muito importante… mas aprender com a “tontice” é muito mais – perceber e saber que uma determinada atitude deixa o Outro menos feliz… deve ser motivo para não o voltar a fazer… para não voltar a repetir a mesma “tontice”.
Saber que quando pedimos desculpa... somos “desculpados” e que o Outro aceita e perdoa, verdadeiramente, a “tontice” que fizemos – é saber viver, é saber crescer juntos.
Saber corrigir… faz o Mundo Sorrir!
Pegámos num grande pedaço de folha de papel cenário, trouxemos as tintas guache do nosso cavalete para o chão e fizemos uma grande roda ao seu redor.
Decidimos desenhar traços – traços verticais e traços horizontais!
Escolhemos uma cor e a desenhámos um traço – esse traço significava uma “tontice” que aguardava um pedido de desculpa.
Em seguida, tivemos a oportunidade de “desculpar/perdoar” essa tontice – e para fazê-lo, pintámos outro traço, de outra cor, atravessando-o na direcção inversa – (linha horizontal vs linha vertical).
Descobrimos que existem umas “tontices” maiores que outras, que existem “desculpas” maiores que outras e que existem “perdões” maiores que outros!
No final, colocámos purpurinas douradas sobre a nossa criação artística…porque acreditamos, mesmo, que Saber Corrigir… faz o Mundo Sorrir! ... torna o Mundo melhor e mais brilhante!

5 comments:

Cat disse...

Tão "simples", tão profundo, tão TEU!
Lindo!!!

Ana Rita disse...

e assim se começa a mudança no mundo. bravo Sofia.

Anónimo disse...

Perdoar não devolve o mundo ao seu lugar!

A Rainha disse...

"Descobrimos que existem umas “tontices” maiores que outras, que existem “desculpas” maiores que outras e que existem “perdões” maiores que outros!"

CONCORDO PERFEITAMENTE!!!

Beijinhos

rosinha_dos_limoes disse...

Lindo!

Por falar em desculpas ... a Marta passa o tempo a pedir desculpa, quando de o pedir por dá cá aquela palha lhe dizemos que não queremos só desculpa, queremos que as evite ela choraminga e diz "mas eu gosto de pedir desculpa" ;o) E quem é que lhe resiste assim? ;o)