8

Lichinga... Só ficar...


Esta ideia ninguém a conseguiu tirar da minha cabeça: ir para Moçambique fazer uma missão de voluntariado!

Os anos foram passando e todos aqueles que “vivem” comigo começaram a ficar cada vez mais calmos, descansados e tranquilos da vida: “Ela fala, fala, fala... mas não vai!”, “Já passou tanto tempo desde a primeira vez em que disse que queria ir... já nem me preocupo.”, “Sim, Sofia, a mãe deixa-te ir.”.... enfim... já pensavam “eles” que eu não ia... Quando...

Quando... decidi agarrar neste sonho e transformá-lo em vida! Na minha própria vida...

Fui mexendo os meus pauzinhos... até que encontrei as Irmãs Doroteias. Através delas inscrevi-me num grupo de voluntariado para Moçambique... e hoje não o troco por nada!

Começámos por sermos muitos... depois o nosso número foi-se reduzindo... reduzindo... e hoje somos 11... 11 meninas!

Dia 2 de Agosto, pelas 22 horas, partimos rumo a Lichinga!

Lichinga é a capital de uma Província do Norte de Moçambique, Niassa.
É a zona mais pobre e carenciada do país, das últimas zonas a ser desminada...
Para vos explicar melhor... lá, quando alguém se porta mal, as outras pessoas ameaçam-na assim: “Se te portas mal vais para o Niassa!”... num caso tipicamente português diríamos: “Se te portas mal não vês televisão, não jogas Playstation, vais já para o teu quarto....” ... já consigo imaginar o “meu” Niassa...

Quando me falaram em Capital... fiz um esquema mental com prédios, não pintados e cheios de neons, mas com prédios, alguns cafés, talvez um posto de correios, talvez um banco, um telefone público.... mas não... não existe muito mais para além de uma rua alcatroada, um mercado, uma igreja...

Vou para Lichinga colaborar num Projecto que se chama “Comida Pelo Trabalho”.
Este Projecto é desenvolvido numa Machamba (espécie de quinta) onde as pessoas trabalham em troca da refeição e de 1 euro que recebem diariamente.
Eu vou trabalhar com os filhos destes trabalhadores e partilhar o pouco que eu sei de Educação de Infância com a monitora que os acompanha...

Bolas!!!!!!!!!!! Já me estou a imaginar... no meio de umas 300 crianças lindas... Pipocas de Chocolate Encaracoladas... a dançar, a rir, a construir, a correr, a comer, a saltar, a pular, a brincar, a conversar, a pintar, a desenhar, a descobrir, a aprender, a sonhar... na verdade... vou mas... vou só para ficar... e isso é tão importante... SÓ FICAR!

8 comments:

Anónimo disse...

Força "miga" .. Se toda a gente pensasse como tu... Vou torcer para que tudo te corra bem...
Mas, como vais passar sem o teu blog e o teu gatinho esganado? Eh eh eh...

nat disse...

Ainda não estou bem em mim! ehehe Não te esqueças dos meus postais!! :P

Anónimo disse...

Sofia :) : ) :)
É tão bom ter alguém como tu ao lado do meu pequenino.
Estou orgulhosa de ti, amiga linda.
Li este post do principio ao fim com um sorriso muito carinhoso, pois é o que sinto por ti e pelas tuas acções: Um carinho muito ternurento e cheio de amizade.
Força minha "gatinha" linda, estou contigo de alma e coração, da cabeça aos pés, poe dentro e por fora.
Beijos às carradas ; )

Anónimo disse...

Fui eu que escrevi o comentário de cima, Sofiazinha.
Catarina

Anónimo disse...

Que bom que existem pessoas no mundo como você. E que o trabalho realizado por vocês não tenha o espaço que merece nos meios de comunicação oficiais. Sua escada para o céu está garantida! Um abraço e felicidades.

Anónimo disse...

Corrigindo o comentário anterior... que PENA QUE O TRABALHO REALIZADO POR VOCÊS NÃO TENHA O ESPAÇO QUE MERECE NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.

Soph disse...

Obrigada... mesmo muito obrigada... pelas palavras, pelo carinho, pela força... por existirem...

Anónimo disse...

Bj...